06 questões importantes para uma boa convivência no Grupo de WhatsApp no Condomínio
Não podemos negar que os grupos de WhatsApp são uma realidade presente em nossas vidas tanto no aspecto pessoal como também no profissional. Uma prática que tem se tornado comum é a criação de grupos de moradores voltado para às questões do condomínio, seja por iniciativa do síndico ou por iniciativa dos próprios condôminos.
Cientes dessa tendência, organizamos 06 questões importantes a serem consideradas com objetivo de manter uma boa comunicação.
1. Propósito e regras bem definidas
Ressaltar junto aos condôminos que forem chegando no grupo a importância de tratar no grupo apenas sobre questões pertinentes ao condomínio e sua administração.
2. Nem tudo relacionado deve se abordado no grupo
Temas relacionado a cobranças e reclamações envolvendo outros condôminos e/ou que podem gerar discussões devem ser evitados neste canal de comunicação. Direcione ao síndico essa comunicação.
3. O grupo não elimina os canais oficiais de comunicação
Questões devem ser formalizadas como reclamações e ocorrências de um modo geral devem ser documentados no livro de ocorrências do condomínio.
4. Não exponha nomes e imagens no grupo
principalmente em situações que envolvam reclamações, o procedimento correto é que o síndico seja procurado para a devida orientação e tratativa sobre como proceder.
5. Evitem áudios longos no grupo
Mensagens por escritos tendem a ser mais curtas, claras e objetivas e vistas mais rapidamente. No caso do envio de áudios certifique-se de usar a comunicação necessária.
6. Atenção ao tempo de resposta
Apesar da facilidade proporcionada nesse tipo de comunicação, precisamos entender que a comunicação via WhatsApp está condicionada também ao tempo e disponibilidade da pessoa que está do outro lado, ainda mais se tratando de uma conversa em grupo. Assim, para questões mais urgentes o mais indicado é que o contato seja feito de forma direta no privado ou até mesmo por ligação.
Mesmo seguindo as questões acima, manter tudo funcionando bem é um desafio diário. Aos administradores de grupos é importante que de tempos em tempos os membros do grupo sejam lembrados das regras e boas práticas, assim como a importância do livro de ocorrências para os casos pertinentes.