Segurança Condominial: Um Compromisso Coletivo

A segurança em condomínios é uma preocupação constante para síndicos, moradores e administradoras. Destacamos neste post a importância de 05 práticas simples, mas eficazes, que podem fazer toda a diferença.


Controle de Acesso
Ao receber visitantes ou realizar eventos, utilize uma lista de convidados. Isso permite um controle mais eficaz do acesso às áreas comuns e mantém a segurança em primeiro plano. Lembre-se de que a colaboração de todos é fundamental para manter nosso ambiente seguro.

Garagem Segura
Ao entrar na garagem, lembre-se de verificar se o portão automático fechou completamente. Certifique-se de que ele está fechado ao sair do condomínio. Caso note qualquer irregularidade, por favor, informe a portaria imediatamente. Essa ação simples ajuda a evitar a entrada de pessoas não autorizadas.

Iluminação Adequada
Reporte qualquer problema de iluminação nas áreas comuns ao síndico ou à administração. Uma boa iluminação é essencial para prevenir incidentes. Além disso, se notar problemas de iluminação pública nos arredores do condomínio que comprometam nossa segurança, informe nos canais de atendimento da prefeitura municipal.

Prestadores de serviço e Encomendas
Ao agendar manutenções ou serviços no apartamento, avise com antecedência à portaria para um controle adequado dos profissionais que irão realizar o serviço. Retire encomendas na portaria sempre que possível para evitar a entrada de entregadores no condomínio. Isso ajuda a manter um controle eficiente do acesso.

Contribua com o tema Segurança
Mantenha-se informado sobre questões de segurança no condomínio. Participe de reuniões ou grupos relacionados à segurança para estar ciente de qualquer problema ou ação preventiva necessária.


Para uma segurança condominial efetiva, é fundamental que tanto os moradores quanto os funcionários colaborem e adotem as práticas estabelecidas pela administração do condomínio.