Vazou? De quem é a responsabilidade?

Quando ocorrem problemas de vazamentos em uma unidade e isso começa a incomodar o vizinho de baixo, bate aquela dúvida: quem é o responsável pelo reparo?

Para entrarmos neste assunto, é necessário explicar que os edifícios possuem duas redes de encanamento: a horizontal e a vertical.

REDE VERTICAL
A rede vertical, também conhecida como coluna principal, conduz água e esgoto entre a rua e os andares. Ela é de uso geral e fica sob a responsabilidade do condomínio. Caso ocorra qualquer vazamento nessa rede, o condomínio conta com a verba da previsão orçamentária para que ela seja resolvida o mais rápido possível. 

REDE HORIZONTAL
Já a rede horizontal liga a coluna e os apartamentos. Ela é de uso particular e de responsabilidade do condômino que vive naquele apartamento. Isso quer dizer que o morador fica responsável pelos danos e reparos necessários da mesma.

E SE O VAZAMENTO VEM DO APARTAMENTO DE CIMA?

Por exemplo, se há um vazamento no teto do banheiro, causado por problemas na rede horizontal, há necessidade de averiguar o ocorrido. Caso fique confirmado que o problema é causado pela rede do apartamento de cima, quem precisa arcar com o reparo é o proprietário da unidade que está causando o vazamento.

DEVO PROCURAR O SÍNDICO?

É comum moradores abordarem os síndicos com essa questão, porém não é de responsabilidade do mesmo a resolução. Ele pode orientar o morador em questão para dialogar com o proprietário da unidade que causou o vazamento.

O diálogo é sempre o melhor caminho para a resolução dos problemas entre condôminos!

Quer ajuda para resolver os problemas do dia a dia?
A Condominius tem 17 anos de experiência!
Solicite sua proposta conosco!