Dicas para novo morador

Mudanças sempre são estressantes! Mudar-se para um novo condomínio, principalmente se você nunca morou em um, pode se tornar uma dor de cabeça...

Pensando em auxiliar esse processo, neste post você encontrará algumas dicas para ajudar sua adaptação ao novo condomínio!


FAÇA SEU CADASTRO

Antes de mudar-se apresente o documento do imóvel, em caso de compra ou aluguel e preencha o cadastro de moradores na portaria.

As portarias têm um sistema rígido, para garantir a segurança de todos. Seja por biometria, tag ou cadastros com foto, é importante manter suas informações — e dos membros da família —em dia.


REGIMENTO INTERNO

Cada condomínio tem suas regras e é importante estar ciente para respeitá-las. Ele envolve também o uso das dependências comuns, como: piscinas, salões de festas, playgrounds, quadras esportivas, saunas, churrasqueiras e assim por diante.

Seguir o regimento garante que sua integração se torne mais tranquila, porque o convívio saudável depende dele.


TAXA DO CONDOMÍNIO

A taxa condominial pode envolver o pagamento de funcionários e despesas com água, energia elétrica de áreas comuns (garagem, elevador, espaço de lazer, corredores, luzes de emergência etc.) e manutenção. Além disso, tributos (como INSS e FGTS) também podem estar designados no boleto. Por isso mantenha sempre em dia!


E OS CONSUMOS?

Podem existir valores que são variáveis, como consumo de água e gás da unidade. Vale lembrar também que para condomínios que possuem gás encanado a compra de botijão de gás é proibida — é lei!